Neuro sustentabilidade: neurociências aplicadas a mentalidade sustentável

Existem duas posses de grande valor nas vidas humanas em quantidades limitadas: tempo e energia. Precisamente por não serem infindáveis, precisamos ser conscientes ao usá-los.
Já ouviste falar no termo “neuro sustentabilidade”?
Aos leigos trata-se de um conceito que engloba a área de neurociências, contudo, analisado pelas lentes de uma mentalidade sustentável.
Segundo o neurocientista Alex Born, “A inteligência neuro sustentável está ligada à capacidade de agirmos sem termos que pensar em sermos econômicos, mas, termos a consciência e a certeza de estarmos sendo sustentáveis de forma natural e evolutiva”.
No contexto de um mundo de desperdícios, onde a pressa, a sobrecarga, e o excesso de informações prevalece (sejam essas verdadeiras e úteis, ou não), esse novo conceito traz consigo a proposta de uma nova forma de olharmos para os nossos comportamentos de maneira mais consciente.
Propõe-se o desenvolvimento mental e cultural, com o propósito de aprendermos a projetar um mundo mais sustentável com ações inteligentes.
Será que as neurociências poderiam ajudar na sustentabilidade?
Para saber mais sobre a neuro sustentabilidade, venha participar do próximo Verakis Conecta, com Alex Born, professor especialista em neurociências.
Increva-se no link: https://verakis.com/conecta/neuro-sustentabilidade-neurociencias-aplicadas-a-mentalidade-sustentavel/
Texto: Lauren Yurgel, estagiária Verakis, graduanda em nutrição da UFRGS.