11 de November de 2019

Fake-news sobre alimentos e alimentação – começo de uma grande discussão e/ou projeto.

A Verakis e o Grupo Agrifood & Franchising Research Center da ESPM- SP, idealizaram, organizaram e realizaram no dia 09 de novembro de 2019, em Séao Paulo, o III WORKSHOP INTERNACIONAL VERAKIS cujo o tema foi : “De onde vêm e para onde vê e para onde vão as “fake news” sobre alimentos e alimentação?”

 

O intuito desta jornada foi discutir  sobre o papel do marketing, publicidade, jornalismo e ciência na criação e propagação de informações ilegítimas, pouco sinceras e errôneas, sobre alimentos e alimentação, refletir sobre relação entre ciência, marketing, publicidade e jornalismo na criação e propagação das “fake news” sobre alimentos e alimentação e ponderar estratégias para abordar o disfuncionamento da interpretação e uso das informações relativas ao conhecimento propagado pelos “fake social acteurs”, “fast thinkers”, “fast sciences” e “fake sciences”.

Como abordar o disfuncionamento da interpretação e uso das informações relativas ao conhecimento propagado pelos atores da ciência?

Marketing, publicidade e jornalismo agem por má fé, ignorância ou inocência?

Profissionais especialistas e pesquisadores são inocentes, ignorantes ou mal intencionados quando propagam informações dos seus “saberes”?

Todos estas questões foram discutidas entre profissionais de marketing, publicidade, jornalismo, nutrição, engenharia de alimentos, medicina veterinària, zootecnica, agronomia e educação.

Das discussões e reflexões geradas durante este dia surgiram propostas de continuação do trabalho em torno da questão sobre s “fake-news” sobre almimentos e alimentação de maneira conjunta.

Aguarde novidades e se prepara que em 2020 vai ter mais discussão sobre a questão da informação e comunicação sobre alimentos e alimentação.

#verakis

#agrifood&franchisingresearchcenter

#espm

www.verakis.com

https://www.agrifoodfranchising.com/