Embalagens de alimentos: inovações engajadas e sustentáveis

A embalagem de um alimento é a responsável pela sua conservação e o principal meio de comunicação de informações importantes aos consumidores. Mas são também um dos pontos críticos da sustentabilidade.
Basta ir ao mercado e observar os produtos expostos nas prateleiras para se dar conta de que está cada dia mais comum a busca por alternativas mais sustentáveis, como embalagens feitas a partir de materiais biodegradáveis, de papel reciclado e reutilizáveis.
Além disso, pode-se perceber também a diminuição do uso de alguns materiais e a otimização do design para contribuir com a redução do impacto ambiental proveniente das embalagens de alimentos.
Porém, assim como qualquer inovação, a criação das embalagens sustentáveis não escapa dos desafios de mercado, ambientais, sociais e sanitários. Sendo assim, é fundamental a aplicação de estratégias que facilitem esse processo.
Apesar de ser significativa a parcela de consumidores dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis, é necessário que as embalagens com esse tipo de proposta sejam competitivas em termos de preço, desempenho e disponibilidade. E assim como o custo, também é preciso se atentar as regulamentações e normas que ditam os padrões de higiene e segurança dos alimentos, para que seja evitado qualquer tipo de contaminação e risco para o consumidor.
Caso você queira saber mais sobre esse assunto, inscreva-se na sessão do Verakis Conecta “Embalagens de alimentos: inovações engajadas e sustentáveis”, que ocorrerá no dia 31/08/2023 às 12h00 (BR) / 16h00 (PT).
A aula será ministrada pela Mariângela Gallina Borodai, que é designer especialista, com mais de 16 anos de experiência em desenvolvimento de embalagens e regulamentação de produto na indústria de alimentos, mestre e pesquisadora dos temas de marketing que envolvem saúde, comportamento do consumidor e estratégias aplicadas aos setores do agronegócio e varejo, professora orientadora de projetos no MBA do PECEGE (FEALQ) e professora convidada das Universidades: Unoesc, Unochapecó, FGV, FIAM/FAAM e PECEGE (FEALQ), além de atuar com consultoria e treinamentos técnicos.
Inscrição pelo link: https://verakis.com/conecta/embalagens-de-alimentos-inovacoes-engajadas-e-sustentaveis/
Escrito por: Amanda Caversan – Engenheira de alimentos pela FZEA-USP, consultora de alimentos, diretora da Inovalimentos e colaboradora do site da Verakis.