Determinantes do consumo de alimentos para quem quer se aprofundar.

“As refeições pontuam nosso dia e fornecem referências ao nosso corpo para ajudar a regular melhor a ingestão de alimentos. Há uma variação circadiana na ingestão de alimentos entre um período de ingestão de alimentos, durante o período ativo, ou seja, o dia, e um período de jejum correspondente à fase de descanso (ou sono). Essa natureza descontínua da ingestão de alimentos, em oposição ao uso contínuo de substratos energéticos pelas células, implica uma orientação diferente dos fluxos de energia durante essas duas fases (armazenamento ou liberação de substratos energéticos das reservas). Nos seres humanos, a distribuição dos episódios de ingestão de alimentos é influenciada por normas sociais que codificam o número e, às vezes, a composição da ingestão de alimentos.” (INRA. Les comportements alimentaires. Quels en sont les déterminants ? Quelles actions, pour quels effets ? Rapport de l’expertise scientifique collective réalisée par l’INRA à la demande du ministère de l’Alimentation, de l’Agriculture et de la Pêche. Juin 2010.)
A escolha de alimentos no momento da compra e do consumo são determinandos por fatores biológicos, emocionais, sociais, culturais e econômicos, que por sua vez são influenciados por questões de sociedade, política e mercado.
Para que seja possível motivar e causar mudanças no comportamento alimentar, individualmente e coletivamente, faz-se necessário entender, de maneira aprofundada, como, porquê e o que incita certos comportamentos no âmbito alimentar. E este é o objetivo do curso : Determinantes do comportamento e consumo alimentar (Identificação, Intervenção e Novos paradigmas)
Com a expertise em divulgação e popularização científica da Verakis e o volume consequente de pesquisas, projetos e ações em campo do Odela o curso sensibiliza profissionais das áreas de alimentos e alimentação quanto a necessidade do entendimento dos determinantes do comportamento e consumo alimentar humano para incentivá-los a identificar as diferentes maneiras de intervenção junto às práticas alimentares de indivíduos e grupos.
Quando se fala de profissionais das áreas de alimentos e alimentação fala-se dos profissionais técnicos (engenharia de alimentos, agronomia, zootecnica), dos profissionais das áreas de ciências sociais e humanas que trabalham neste contexto (marketing, comunicação, jornalismo, psicologia…), e de empreendedores do setor.
Quer entender de maneira aprofundada o tema do consumo de alimentos ? Quer aprender mais sobre todos os aspectos que determinam o consumo de alimentos ? Quer fazer diferente?
Quer aprender com professores europeus ?
Aproveite a oportunidade para aprender e vivenciar projetos europeus vanguardistas.
O curso Determinantes do comportamento e consumo alimentar (Identificação, Intervenção e Novos paradigmas), acontece em Barcelona de 21 de janeiro a 07 de fevereiro de 2020.
Inscrições abertas! Vagas esgotando!
Informações e inscrições: verakisbr@verakis.com
#verakis
#verakisodela
#comportamentoeconsumoalimentar