23 de February de 2023

A comida na boca do povo, a comunicação sobre alimentos para todos

“..comunicar sobre alimentos e alimentação não é banal, nem imaginamos o que fazemos com o público leigo quando não escolhemos as cores certas, o desenho ou foto adequada, o texto auxiliador…”

“Transmitir conhecimentos, orientar ou alertar por internet não é simples e estamos cometendo erros. Erros estes, que a saúde pública “pagará” no futuro como estamos “pagando” agora as estratégias de estimulo da produção e do consumo de alimentos criados nos 40/50, depois da segunda guerra mundial.”

“… popularizar conhecimento não é encher o publico leigo de informações abstratas e incompreensíveis  falar difícil, com jargões…é também fazer sonhar…é divulgar cultura por meio da arte e da literatura.”

Estas são as constatações que motivaram a Dra. Juliana Grazini dos Santos, Nutricionista, Doutora em Informação e Comunicação/Jornalismo Cientifico pela Universidade de Paris 7 (Denis Diderot)  a desenvolver o curso de pós-graduação “A comida na boca do povo”, com dupla certificação  “Cederul da Universidade de Zaragoza e Verakis. E apoio do Ladige, aboratório de estudos e ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em versão digital, envolvendo ensino, pesquisa e extensão. A construção de saberes e materiais didáticos e técnicos do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O  “A comida na boca do povo”  ajuda aos que querem informar e comunicar pelas redes sociais, meios de comunicação digitais ou outros, e precisam saber de onde e como começar, e até onde e como chegar, sem cometer erros na escolha de identidade visual, linguagem, escolha de fotos, cenários  etc, de modo a facilitar a alimentação dos seus seguidores.

A edição 2023  do “A comida na boca do povo” começa em março. O curso é online. As apresentações são ao vivo, com interações com os professores (especialistas e estudiosas da comunicação, jornalistas, artistas plásticos, designers, sonoplasta, videasta, roteirista, fotografa, infografista.

O curso é composto por 4 cursos obrigatórios que irão abordar temáticas essenciais para a criação de um projeto de comunicação bem sucedido.

Os módulos obrigatórios irão abordar estratégia de comunicação e marketing, identidade visual e a escrita.

Estes módulos fazem parte do conteúdo exclusivo deste curso de capacitação: A Comida ponto com, A Comida pelo Olhar, A Comida pelas Palavras e Fontes de Informação.

Para obtenção do certificado europeu de educação continuada pelo CEDERUL da Universidade de Zaragoza de em “Capacitação em informação e comunicação digital sobre alimentos e alimentação”, o aluno deve completar pelo menos 140 horas de formação = 4 módulos obrigatórios mais 2 módulos opcionais.

Dos modulos opcionais fazem parte os cursos “A comida na infografia”, “A comida na fotografia”, “A comida ilustrada”, “A comida gravada”, “Escrita de popularização cientifica & escrita gastronômica”, “Food Sketching”.

Informações e inscrições pelo : verakisbr@verakis.com e/ou  https://verakis-ensina.teachable.com/p/a-comida-na-boca-do-povo 

 

Imagem: LuidmilaKot