Desperdício de alimentos: do problema à oportunidade

Agroalimentar
Brevemente • 1h30 • 50 vagas

Quero receber um aviso de nova turma

Deixe seus dados para entrarmos em contato quando abrirmos nova turma para este curso.

Objetivo

Apresentar, de forma simples e didática, os principais dados sobre o desperdício de alimentos em Portugal e no Mundo, assim como formas de transformar o problema numa oportunidade.

Conteúdo

Bases teóricas sobre a sustentabilidade alimentar.
Dados e factos sobre o desperdício alimentar em Portugal e no mundo.
Projetos que usam o desperdício de alimentos como uma oportunidade.
Reflexão sobre outras possíveis oportunidades de negócio nesta área.

João Almeida
Formador

João Almeida

O João nasceu em Lisboa e é o A da WA - Wiedemar Almeida, empresa que fundou e gerencia ao lado da sua parceira, Martina. Em miúdo não parava quieto, em adulto também não. Vive a pensar em novas ideias e talvez a melhor forma de o descrever seja mesmo como “empresário”.

Estudou Economia na Universidade Nova SBE para aprender a dar forma aos seus projectos. Depois tropeçou na Sustentabilidade e já não voltou atrás: fez um mestrado em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Basileia, Suíça.

A vida levou-o a apostar na área alimentar e especializou-se em Desperdício Alimentar na Suíça, onde também criou e geriu durante 6 anos uma empresa de consultoria de sustentabilidade alimentar, a Foodways Consulting. Voltou para Portugal em 2015 para pôr em prática o seu lema “walk the talk”, ou seja viver de acordo com o que defende. Gosta de criatividade, de natureza, de design e de dizer aos amigos que dentro da sustentabilidade não é especialista em tudo, mas no todo. A mãe acha que ele gosta é de inventar...
A WA é uma empresa de investimentos e consultoria em sustentabilidade. É uma família, uma sociedade e uma comunidade, unida para tornar a sustentabilidade numa realidade e num objectivo comum. Para além de ter sido co-fundadora do Impact hub de Lisboa, a empresa está neste momento a investir num espaço em Montemor-o-Novo que englobará vários conceitos num só: acomodação, aprendizagem, trabalho, agrofloresta e eventos, para grandes e pequenos, de fora ou locais.